Faculdade: penso, logo desisto!

FATEC-SCS

Faz algum tempo que venho pensando nisso: O quão importante é ter um diploma? Eu sei que este é um assunto um tanto controverso, e existem diversos pontos de vista. Porém o que me perturba quase todos os dias é: eu gosto de estudar, aliás eu amo o que escolhi estudar e talvez passar a minha vida ou boa parte dela fazendo, porém pela minha vontade de estudar e aprender cada vez mais, eu simplesmente não tenho tempo para isso! E qual o motivo? FACULDADE!.

Eu sei que estou um pouco atrasado, tendo em vista que diversas pessoas com a minha idade já estão formadas, possuem cargos legais e eu estou apenas começando. Porém o problema não é esse! Eu gosto do que faço, porém eu me pergunto quase todos os dias o que diabos eu estou fazendo na faculdade! É incrível a quantidade de avanços que eu tenho enquanto eu estou de férias da faculdade (não do serviço, apenas da faculdade)! Leio diversos livros, faço cursos/treinamentos, penso em projetos pessoais, programo um monte de besteiras e sempre me sinto progredindo. Agora é só voltar as aulas que pronto! Estou estagnado novamente! Professores que proibem o uso de notebooks na sala de aula, rede da faculdade que bloqueia diversos sites (não só os de besteiras! até alguns sites de procura de emprego são), exigem a presença do aluno, se não bomba por falta.
Até ai tudo bem, estamos falando de uma boa faculdade não? NÃO! Eu tenho um currículo extenso de cursos que comecei, sendo eles:

Eu ainda estou fazendo Desenvolvimento de Jogos, e falta 1 ano para me formar. O grande problema é o seguinte: É muito tempo perdido para pouca informação adquirida! O problema não está em determinada faculdade, porém em todas! Faculdade na minha opinião é um lugar em que você procura para se desenvolver pessoalmente e talvez profissionalmente. É lá que você vai aprender várias teorias malucas, ver coisas que você nunca tinha pensado que existia e outras coisas. Porém o que vejo é um lugar que oferece um curso introdutório em alguma coisa, que fica extremamente superficial. Eu não fico feliz em ser obrigado em assistir uma aula que está passando algo que você deveria ter visto sozinho, no curso técnico ou sei lá aonde! Eu esperava desafios, ficar maravilhado com coisas novas, porém é sempre mais do mesmo todas as vezes! Agora me pergunte: A FATEC é uma faculdade ruim?
Não, não é! Aliás, perto das faculdades instantaneas que estão por ai, a FATEC na minha opinião é uma faculdade muito boa. O problema não está na faculdade, e sim no modelo!

Agora porque eu estou na minha quarta faculdade?

Quando eu terminei o ensino médio, eu tinha certeza que iria cursar ciências da computação ou algo do tipo. Porém, eu pensei: “Porra, a minha vida inteira eu fico no computador! Eu quero ver algo novo!” E então no dia da fuvest resolvi ficar tomando cerveja e acabei fazendo 1 ano de publicidade na faculdade municipal de são caetano:

IMES

Porém, depois de um ano muito bom, aliás, um dos melhores da minha vida, eu resolvi que realmente era um nerd e fui então fazer sistemas de informação na mesma faculdade.
Depois de 1 semestre, eu estava sem dinheiro, sem trabalho, meio desapontado com a faculdade. Foi quando anunciaram a Universidade Federal do ABC, uma faculdade “boa”, perto de casa e de graça:

UFABC

Fiquei dois anos por lá. Foi a melhor faculdade que eu estudei. Era praticamente um estupro mental, porém não no que eu esperava! O curso que eu queria era ciências da computação, porém havia um ciclo básico de 3 anos chamado Ciência e Tecnologia, e depois você podia escolher o curso que queria. Porém são 3 anos de milhares de disciplinas de cálculo, física, química, algumas de biologia e de vez em quando alguma coisa de desenvolvimento. Era uma faculdad excelente, porém eu queria algo prático, algo que eu estudasse e visse: “Nossa, eu nunca faria algo assim apenas estudando sozinho ou comprando livros!” Mas isso nunca aconteceu! Então eu fui para a minha última tentativa! Fui estudar na FATEC de São Caetano do Sul. É uma faculdade boa e existe alguns professores que fazem o curso valer a pena. Porém no geral, é apenas mais do mesmo. Abrir arquivos? Calcular fatorial? pelamordedels! Em dois minutos alguém faz uma busca no google, acha e entende o que é isso. Uma faculdade não foi feita (na minha concepção) para ensinar o básico para os alunos! O básico é dever do aluno procurar! ou talvez cursar uma matéria introdutória! A faculdade/universidade é um lugar em que supostamente deveria mudar a maneira como pensamos, abrir horizontes, mostrar novos caminhos, porém tudo o que a faculdade faz é na maioria das vezes atrapalhar os meus estudos!
Estar na fatec vale a pena? Se for pensar em algumas pessoas muito legais que eu conheci, algum networking e alguns professores muito bons, realmente vale! Agora se for pensar em tudo o que eu poderia estudar por conta própria, mas no lugar você é obrigado a ouvir blá blá blá, realmente não vale!

Bom, fica aqui o desabafo.

Abraços 😉

7 comentários sobre “Faculdade: penso, logo desisto!

  1. vou te contar que as minhas faculdades só ficaram interessantes depois do 4º semestre mesmo, eles devem regular prá tipo, as pessoas não sairem profissionais jah no 2º e desistirem da faculdade XD

  2. Cara, relaxa… vc ta fazendo a sua parte e faculdade de TI eu acho que é só pelo diploma mesmo… vc mesmo disse que aprende mais sozinho – ainda bem – termina essa faculdade e ve no que dá… vc já trampa no que gosta… faculdade não faz o profissional só te da as tecnicas… uma vez eu ouvi uma frase que acho ser verdade, meu professor disse: “Se alguém sabe ler e escrever e sabe as quatro operações básicas pode apreder qualquer coisa sozinho”… para de se pertubar com isso e vamo pro bar!!!

  3. Marques, concordo com grande parte do que escreveu. O que vale é a Atitude, o querer fazer, não é a faculdade que vai te obrigar a estudar, muito menos ensinar tudo o que realmente você precisa saber para trabalhar em determinada área … e lembre-se entre os cinco homens mais ricos do mundo, três são Administradores (tiveram o básico, nada aprofundado de todos os assuntos na graduação) e dois NÃO possuem diploma. Acho fantástico isto, porque além de eu ser uma Administradora por formação, não quero voltar para faculdade! rs

    1. Flávia, se você estiver nesta lista dos 5+, não esquece que somos amigos desde pequenininhos ein! iuaheoiahueioahe

  4. Então quero fazer um curso de Turismo na Fatec de sp só que estou confusa? quero saber se a Fatec é realmente boa, se vale a pena?

  5. Estou prestando para gestão empresarial… ja fiz análise de sistemas e parei pelo mesmo motivo: so ouvia besteira, e o que não era, conseguia facil no YouTube

    Vamos ver… rs

Deixe um comentário

