Utilizando AWT / Swing com JRuby

JRuby

Eu resolvi dar uma olhada em JRuby, e achei a idéia muito interessante. Para quem não sabe, JRuby nada mais é do que utilizar a Java Virtual Machine para rodar os seus programas em Ruby.
Eu não sou nenhum expert em Ruby, nem Rails, mas este é um assunto que vem me interessando utlimamente. Já havia lido em alguns lugares sobre a existência do JRuby, IronRuby e afins, porém nunca tinha dado muita atenção.

O que eu achei muito interessante no JRuby, é o fato de além da possíbilidade de rodar o seu programa Ruby na JVM, é possível utilizar a API do java em sua aplicação Ruby.

A minha intenção com este post não é detalhar o código (provalmente criarei um post explicando sobre JRuby, como instalar, configurar, utilizar código java e ruby, etc) e sim demonstrar a minha empolgação em juntar ruby (que é a linguagem que eu tenho muita vontade de conhecer melhor) com java (que é o que venho utilizando a um bom tempo).

O exemplo a seguir demonstra a utilização de uma “animação” em um JFrame:

codigo_jruby

O resultado será o seguinte:

Resultado_JRuby

Bom, por hoje é só.
Abraços 😉

2 comentários sobre “Utilizando AWT / Swing com JRuby

  1. pow kra, bem legal o post, tenho dado uma olhada no jruby com swing ultimamente tb =D
    acho q vai ser legar a gente trocar uma idéia xD
    Vo acompanhar o blog =D

    Agora sobre o código em si…
    gostei do modo como vc fez a animação e talz, principalmente pq eu n entendi xDD, mas fico bem mais legal do q qnd eu faço =D
    tem como vc disponibilizar o codigo? reescrever td d nv vai ser dureza xD

    Outra coisa, em vez de ficar escrevendo javax.swing ou java.awt na hora de utilizar a classe eu do um java_import antes, assim o codigo fica mais limpo.
    Eu também acho interessante você botar parentesis quando você define os métodos, apesar de não ser necessário, a convenção diz que devemos botar parentesis ao definir metodos. Na hora de chamar pode ateh tirar, pra ficar mais expressivo e talz. xD

    se vc quiser ver oq eu to falando, tem um exemplo de um codigo de como eu fiz uma parada parecida com essa…
    http://github.com/HugoLnx/JRuby-e-Swing-e-Grafico/blob/master/no_jruby.rb

    flwz aew kra, qualquer coisa me add no twitter, gtalk ou dah uma passada no meu blog, postei lah ontem um tutorial de como compilar o codigo .rb pra um .class e rodar direto na JVM =D

    Parabéns pelo post kra, flwz aew =D

    —-

    Twitter: http://twitter.com/Hugolnx
    Github: http://github.com/HugoLnx
    Google: http://www.google.com/profiles/hugoLnx
    Email: hugolnx@gmail.com
    Blog: http://hugolnx.wordpress.com

Deixe um comentário

