Esqueça o mouse! Mais produtividade no seu trabalho!

Você já parou para pensar o quanto você perde tempo tirando a mão do teclado, pegando no mouse e percorrendo um extenso menu para realizar ações que bastariam você pressionar Ctrl + , e digitar o nome do arquivo? Ou ?texto para procurar algum termo desejado? Quando eu estava começando a programar, eu entrei em um estágio onde desenvolvíamos em ambiente unix aix sem nenhuma interface gráfica, além da linha de comando. Utilizávamos o vim como editor de texto e nada mais. Muitos adeptos de IDEs, etc podem dizer que isso é perda de tempo, mas era um ambiente altamente produtivo e divertido! Com o passar do tempo, trabalhando com outras tecnologias, etc, eu passei a utilizar o Visual Studio. Por mais que falem da Microsoft, o visual studio é a melhor ide que eu já utilizei. Porém com o tempo eu fui ficando preguiçoso, utilizando cada vez mais o mouse e percorrendo os inúmeros menus, solution explorer, etc para realizar tarefas simples, como abrir uma classe.
Por incrível que pareça, essa preguiça acabou me levando ao descontentamento em utilizar a ide, diminuindo a minha produtividade. De uns tempos pra cá resolvi voltar a utilizar o teclado o máximo que eu posso, e o resultado tem sido surpreendente! E não pare nos comandos simples de sua ide/editor! É possível personalizar os atalhos para que você possa extrair o máximo de sua produtividade? personalize! É possível mudar o layout para que você se sinta mais confortável com as cores? então mude! Trabalha com windows? Que tal começar utilizar mais o cmd? (acho que não preciso falar disso para usuários de sistemas baseados em unix) Acha o cmd uma droga? Porque não instalar Cygwin e trazer para o windows o poder da linha de comando do linux (ou parte pelo menos)?
Escolha suas ferramentas e as domine, aprenda atalhos, aprenda como customizá-las para extrair o melhor!
Ainda essa semana espero preparar um post com os atalhos para as ações mais recorrentes no visual studio!

Por hoje é só!
Abraço 😉

2 comentários sobre “Esqueça o mouse! Mais produtividade no seu trabalho!

  1. Oi Cebion!

    Eu usava a extensão que emula o Vim no VisualStudio, muito boa, recomendo muito! http://visualstudiogallery.msdn.microsoft.com/59ca71b3-a4a3-46ca-8fe1-0e90e3f79329

    Além disso, quando precisava acessar o banco de dados eu sempre usei o Vim no windows com o plugin dbext, altamente recomendado, ao invés daquela carroça que é o cliente nativo. https://github.com/vim-scripts/dbext.vim

    Para quem usa o git tem um plugin maravilhoso pra vim chamado fugitive (https://github.com/tpope/vim-fugitive).

    E pra quem usa o TFS eu fiz uma extensão bem simples pra vim: https://github.com/badosu/TFS.vim

    Abraços

    1. Grande Amadeus! =D vou dar uma olhada nesse VsVim! Deve ser interessante! =D
      Vou dar uma olhada nas outras coisas tbm!
      Valeu!!

Deixe um comentário

