Tipos básicos em go

Os tipos básicos no go são:

  • bool
  • string
  • int
  • int8
  • int16
  • int32
  • int64
  • uint
  • uint8
  • uint16
  • uint32
  • uint64
  • uintptr
  • byte
  • rune
  • float32
  • float64
  • complex64
  • complex128

Os valores default para variáveis não inicializadas são:

  • 0 para tipos numéricos
  • “” para string
  • false para bool

Para conversões de tipo, é necessário realizar uma conversão explicita

func main() {
    var x = 1
    var z uint
    z = x // erro
}

func main() {
    var x = 1
    var z uint
    z = uint(x) // OK
}

Quando utilizamos uma declaração de variável sem especificar o tipo, o tipo é determinado a partir do valor passado. Para valores numéricos, os tipos serão sempre int, float64 ou complex128

func main() {
    x := 1 // inteiro
    y := 1.1 // float64
    z := 1.6i // complex128
}

Para declarar uma constante, basta utilizar a palavra chave const. A única observação é que não é possível inicializar uma constante utilizando o inicializador :=

func main() {
    const Ola = "Olá"
}

Voltar para Começando com go

Anúncios

Um comentário sobre “Tipos básicos em go

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s